quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cobertura Verde



Com desenvolvimento das cidades e a grande quantidade de construções, vemos cada vez menos áreas verdes, principalmente em grandes centros urbanos.
Na tentativa de diminuir isso, criou-se o telhado verde, que consiste basicamente em ter um jardim no telhado da construção.
Esse jardim pode ser feito sobre qualquer telhado: cerâmico, metálico, de fibrocimento ou sobre a laje. 
Existem várias maneiras de se fazer o telhado verde, porém todos devem ter um dreno para água pluvial e, como qualquer telhado, um cano para escoar essa água.

Já existem empresas que fabricam uma especie de caixa de plastico modular que drena e armazena a água da chuva. Esses módulos são colocados no telhado cobrindo o completamente.

Essa é um ótima opção para locais de clima quente, pois a cobertura verde diminui muito a temperatura interna, além de contribuir para a redução da emissão de carbono e pode dar uma cara completamente nova e diferente para sua construção.







3 comentários:

  1. Na cobertuta de casas nao corre risco de infiltraçoes ?

    ResponderExcluir
  2. Para não acontecer infiltrações você deve fazer uma impermeabilização com manta asfáltica, quando se tratar de laje (qualquer laje sem cobertura de telha deve ter essa impermeabilização). Essa cobertura verde pode ser colocado sobre uma telha comum, de cerâmica, metálica ou fibrocimento, assim a água não tem contato direto com a laje. E por baixo dessa cobertura verde é feito um dreno para escoamento da água da chuva. Esse dreno é para não acontecer infiltrações.
    Respondido sua dúvida?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde eu sou engenheiro ambiental e estou querendo projetar uma cobertura verde na minha casa, gostaria de saber, se for possível, vocês me ajudassem nas especificações técnicas das camadas da cobertura verde.Obrigado!

    ResponderExcluir